A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z
 

TERMOS

DESCRIÇÃO

 
  @ Símbolo de arroba, em inglês se usa como "at", ou "em". O nome do usuário vem à esquerda e o domínio (endereço do computador) à direita.  
  Acrônimo Palavras derivadas das letras iniciais de uma frase ou diálogo. Por exemplo, IMHO é tradicionalmente usado para In My Humble Opinion - Em Minha Humilde Opinião. É um recurso muito utilizado em textos de correio eletrônico, artigos de news etc.   
  Aéreo Cartaz produzido em qualquer material destinado a ser suspenso no alto dentro do PDV.  
  All Type Ou Alltype. Anúncio de jornal ou revista, outdoor ou qualquer outro tipo de material impresso apenas com frases escritas, sem nenhum tipo de ilustração.  
  Alto-Contraste Efeito empregado em fotografia (estática ou cinematográfica) para eliminar os meio-tons, deixando apenas os contornos em preto-e-branco ou nas cores dominantes.
  Animatic Storyboard evoluído. Esboço de um comercial de televisão ou cinema, feito com ilustrações e movimentos básicos, de forma a explicar melhor como será o resultado após sua efetiva produção.  
  Anúncio Peça publicitária em revista ou jornal.
  Arte Qualquer ilustração utilizada para compor uma peça publicitária.  
  Arte Final Produto final gráfico ou informatizado do qual se obtém o fotolito. Ilustração em sua forma definitiva, seja ela de desenhos, símbolos ou letras.  
  Atendimento Área da agência de publicidade, veículo, produtora ou fornecedor que atende aos clientes. Profissional que cumpre a tarefa de atendimento. Ato de atender a um cliente.  

  

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z      TOPO

  TERMOS DESCRIÇÃO  
  Backbus Anúncio publicitário veiculado na parte de trás dos ônibus  
  Backlight Peça retroiluminada apresentando mensagem e/ou imagem.  
  Balcão de Degustação Stand que tem como objetivo dar a conhecer ou divulgar de forma personalizada um produto apresentado por um promotor ou demonstrador.  
  Bandeirola

Material de ponto de venda, bandeiras para enfeitar a loja, normalmente contendo o nome do produto ou promoção realizada.

 
  Banner Anúncio colocado em páginas de WEB.  
  Banner Peça em material rígido ou flexível para ser fixada vertical ou horizontalmente, também conhecido como faixa.  
  Benday Aplicação de retícula no fundo ou em partes de um trabalho gráfico para dar uma tonalidade cinza (nos casos das peças em preto-e-branco) ou colorida. Também pode ser usada sobre letras ou ilustrações para dar o mesmo efeito (de cinza ou colorido). Pode ser lisa ou com desenhos. Pode ser aplicada em porcentagens de 5 a 95%.  
  Biombo Elemento de três ou mais partes que cumpre função de display articulado no ponto de venda.  
  Bi-Semana Tempo padrão de veiculação de um outdoor (duas semanas).  
  Blimp nflável hermético de grande dimensão colocado em ambientes amplos e externo contendo Imensagem e/ou imagem normalmente alimentado por gás hélio.  
  Blister Apresentação de um produto embalado entre um suporte de cartão e uma estrutura de plástico transparente, permitindo visualização.  
  Bold Do inglês grosso ou espesso. Termo utilizado para definir uma letra mais grossa que o normal.    
  Boneco Projeto de material gráfico destinado a dar uma idéia do aspecto que terá a peça.  
  Bonificação Veja BV.  
  Botton / Pin Peça promocional em forma de broche, que pode ser produzido em diferentes formatos.  
  Box / Pallet Caixa utilizada para o transporte e a apresentação de mercadoria nos PDV’s de grande volume (supermercados, hipermercados e atacadistas).  
  Brainstorm Tempestade Cerebral. É chamada a reunião entre todos os departamentos de uma agência. Normalmente, o tráfego que a promove.  
  Brainstorming Veja brainstorm.  
  Briefing Conjunto de dados comerciais ou de marketing que servem de base para estudos de promoção e merchandising, elaboração de campanhas e confecção de peças em geral.  
  Brifar Ato de passar o briefing para outra parte envolvida.  
  Broadside Folheto destinado ao público interno e intermediário (distribuidores e varejistas) apresentando o produto e a sua campanha de comunicação.  
  Busdoor Anúncio publicitário veiculado em ônibus  
  BV Bonificação de Volume. Bonificação extra dada pelos veículos (e também por produtoras e fornecedores) às agências que conseguem encaminhar a eles elevados volumes de mídia ou trabalhos de diversos de seus clientes.  

 

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z      TOPO

  TERMOS DESCRIÇÃO  
  Caderno Cada uma das partes de uma revista ou jornal. Geralmente impressas em uma única folha e - posteriormente - dobradas.  
  Caderno Regional Suplemento publicitário (com ou sem adição de material editorial) das revistas e jornais nacionais veiculado em regiões específicas.  
  Caixa Alta Letra maiúscula ou texto escrito todo em letras maiúsculas  
  Caixa Alta e Baixa Texto escrito em letras maiúsculas e minúsculas.  
  Caixa Baixa Letra minúscula ou texto todo escrito em letras minúsculas.  
  Calhau Anúncio ou comercial colocado no lugar de um espaço não-comercializado, que ficaria em branco. Geralmente, os veículos colocam suas próprias mensagens, peças comunitárias ou de utilidade pública.  
  Campanha Conjunto integrado de peças e esforços publicitários ou promocionais.  
  Cartaz de PDV Peça impressa em papel ou outra superfície, apresentando mensagem e / ou imagem, para ser fixado no PDV.  
  Cartazete Pequeno cartaz usado no PDV. Colocado em cima do produto para chamar a atenção.  
  Case Abreviação de case history, usada freqüentemente.  
  Case History Do inglês História de Caso. Relato de uma experiência bem ou mal sucedida de uma empresa ou marca.  
  Catálogo Material destinado a ilustrar os produtos / serviços que a empresa disponibiliza aos clientes.  
  Cavalete Elemento de sinalização móvel, geralmente na entrada do PDV.  
  Centimetragem Tamanho de um anúncio de jornal, definindo quantos centímetros / coluna ele ocupa. Veja centímetro / coluna.  
  Centímetro / Coluna Centímetro por coluna. Espaço padrão para anúncios de jornal, ou seja, um centímetro de comprimento por uma coluna de largura.  
  Central de Mídia Unidade - localizada no anunciante ou na agência - que centraliza as operações de planejamento, negociação, compra e execução de mídia de um determinado cliente.  
  Chamada Comercial de rádio ou televisão promovendo sua própria programação.  
  Chapa Lâmina de metal que serve como matriz para impressão.  
  Chapado Trabalho gráfico com fundo uniforme de uma única cor.  
  Classificado Tipo de anúncio, geralmente de pequenas dimensões, publicado em jornais (e algumas revistas), agrupados por área de interesse (aluguel e venda imóveis, empregos, venda de automóveis etc)  
  Cliente Empresa anunciante que é uma usuária habitual da propaganda e do mercado publicitário. Profissional que trabalha no anunciante e é responsável pela propaganda.  
  Clipping Coleção de material impresso, de rádio ou TV, com notícias sobre determinado assunto, empresa, pessoa ou marca. Conjunto de anúncios, recortes etc sobre um determinado assunto.  
  CMYK Cian, Magenta, Yellow e Black. Sistema de quatro cores que, combinadas, podem gerar outras cores. Bastante usado em impressão e trabalhos gráficos.  
  Cobertura Espectro geográfico ou de segmento da população coberto por um veículo.  
  CONAR Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária. Conjunto de normas autodefinidas pelo mercado publicitário para garantir a honestidade da propaganda e a concorrência ética entre as empresas. Entidade formada por anunciantes, veículos e agências, que administra o cumprimento do Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária.  
  Conceito Geralmente, o diferencial do produto ou serviço. Ex: Antártica uma paixão nacional. Brahma - a número 1.  
  Conta Termo utilizado para designar o atendimento publicitário permanente da agência a determinado produto, serviço, marca ou empresa. Veja atendimento.  
  Contato Outra denominação do profissional de atendimento, seja de agência, veículo, produtora ou fornecedor. Veja atendimento.  
  Corner Conjunto de elementos de apresentação de uma marca ou de uma linha de produtos formando uma mini loja dentro do PDV.  
  Coroa Peça impressa a ser fixada na parte superior do expositor.  
  Corpo Em termos gráficos, o tamanho da letra que é utilizada na composição dos textos.  
  Cota Divisão do valor de patrocínio de um programa (edição ou projeto especial) entre mais de um anunciante.  
  Couche Lê-se "cuchê". Tipo de papel, coberto por uma fina camada de gesso, indicado pra impressos de boa qualidade.  
  Cromalim Prova obtida rapidamente por um processo fotográfico com depósito de pigmentos coloridos.  
  Cromo Fotografia em cores em positivo (tipo dispositivo) de alta qualidade técnica para ser reproduzida em anúncios, cartazes e outros materiais gráficos.  
  Cupom Peça distribuída aos consumidores, oferecendo vantagens (descontos, sorteios, brindes e outros) na aquisição de determinado produto.  

 

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z      TOPO

  TERMOS DESCRIÇÃO  
  Deadline Do inglês prazo limite ou final. Utilizado para definir o prazo máximo para a realização de qualquer tarefa publicitária.  
  Demonstrador Profissional designado para demonstrar os atributos de produtos ao consumidor.  
  Design Concepção de um projeto ou modelo, planejamento ou produto deste planejamento. Ferramenta de comunicação de marketing que trabalha com formas, traços e cores.  
  Designer Profissional que planeja ou concebe um projeto ou modelo.  
  Diagramação Divisão e ordenação do espaço de uma página, cartaz ou outra peça gráfica entre imagens e textos. Ordem da publicação de matérias e anúncios em uma revista ou jornal.  
  Diagramador Profissional da diagramação.  
  Diferencial O que torna o produto diferente dos concorrentes; plus; o que o produto tem a mais.  
  Diretor de Arte Profissional de criação especializado em desenvolver a parte visual e gráfica das peças publicitárias. Em produção, profissional responsável pelo projeto e execução da parte visual do comercial, incluindo cenografia, figurinos, objetos de cena etc.  
  Display Qualquer elemento destinado a promover, apresentar, expor, demonstrar e ajudar a vender qualquer produto ou serviço, podendo ser colocado diretamente no solo, vitrine, balcão e gôndola.  
  DPI Dots Per Inch ou Ponto Por Polegada (PPI). Medida da resolução da imagem de uma impressora ou monitor.  
  DTP Desk Top Publishing. Editoração Eletrônica. Sistema, processo e equipamento informatizado capaz de fazer a diagramação, composição, artes e arte-final no computador, com o resultado sendo mostrado no vídeo e dando saída do trabalho em papel, fotolito ou arquivo (disquete, zip ou cd) - para se enviado aos fornecedores de fotolito.  
  DTPrint Desk Top Printer. Sistema, processo e equipamento de DTP de maior potência recursos, capaz de produzir tanto artes-finais e fotolitos acabados como de controlar diretamente a operação de máquinas de impresssão, enviando sinais eletrônicos que imprimem sem o uso de fotolitos.  
  Dupla Formada por um Diretor de Arte e um Redator que trabalham juntos no desenvolvimento de peças publicitárias e promocionais. Unidade básica da criação de uma agência. Às vezes, pode haver o trabalho conjunto de mais elementos de uma área ou outra e o auxílio do diretor e do compositor.  

 

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z      TOPO

  TERMOS DESCRIÇÃO  
  Editar Em jornal, selecionar o que vai ser impresso. Em produção eletrônica, escolher e selecionar a ordem em que vão entrar as diversas cenas filmadas.  
  Embalagem Display Embalagem que também funciona como display.  
  Embalagem Promocional Embalagem produzida para utilização específica numa determinada promoção (datas comemorativas, "leve 3 pague 2", inclusão de brindes e bônus de volume).  
  Empena Peça publicitária veiculada em prédios. Cartaz que tem dimensões da lateral de um prédio.  
  Encaixe Espaço aberto em um texto para colocar a ilustração, ou vice-versa. Técnica de justapor dois ou mais cromos em uma matriz (fotolito, rotofilme etc.)  
  Encarte Anúncio em folheto colocado dentro de jornais e revistas.
Peça publicitária gráfica, encartada em jornal e revista, no formato do veículo ou não. Serve para dar visibilidade à mensagem, ser destacada pelo consumidor ou para atingir segmentos geográficos e de mercado.
 
  Entrelinha Ou Espacejamento. Espaço entre as linhas de um título ou texto.  
  Envelopamento Técnica de “encapar” um objeto (carro, prédio, ônibus e outros) com imagens e textos publicitários.  
  Envernizado Proteção de suportes impressos para qualquer tipo de vernizes.  
  Escala de Cores Prova de cada uma das cores (geralmente quatro) de uma matriz para impressão. Serve para que o impressor possa controlar a impressão de cada cor de modo a atingir um bom resultado final.  
  Espaço Todo e qualquer espaço (na mídia impressa) ou tempo (no rádio, TV e cinema) publicitário.  

 

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z      TOPO

  TERMOS DESCRIÇÃO  
  Faca Dispositivo de madeira com lâminas de aço que cortam e traçam para moldar papel, papelão e outros suportes, em formatos especiais, utilizado pelas gráficas.  
  Faixa de Gôndola Peça produzida em diversos materiais para ser colocada na parte frontal das prateleiras das gôndolas, servindo como delimitador de espaço dos produtos e/ou como aparador das embalagens, podendo conter mensagens e/ou imagens. Também conhecida como “régua”.  
  Faixa de Rua Mensagem e / ou imagem, impressa pintada em tecido ou plástico colocado nas ruas ou fachadas de prédios.  
  Flâmula Bandeirola fixada em haste vertical.  
  Flexografia Processo de impressão que utiliza clichês flexíveis e tintas líquidas.  
  Flights  Período em que um anúncio está no ar. Ex: Vamos ter um flight nas três primeiras semanas de março, paramos uma semana e só voltamos em abril.  
  Folder Folheto impresso em uma única lâmina, geralmente encartado em pastas.  
  Folheto Peça publicitária gráfica com uma ou mais folhas.  
  Folheto Promocional Material impresso destinado a promoção de produto ou serviços.  
  Formato Dimensões e formas de um anúncio ou peça gráfica, tempo e tipo de comercial de rádio, TV ou cinema.  
  Fotolito Lâminas obtidas a partir de seleção fotográfica sobre película sensível a luz para ser utilizado na produção da matriz na impressão.  
  Front Light Painel com iluminação frontal.  

 

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z      TOPO

  TERMOS DESCRIÇÃO  
  Galhardete Faixa na vertical, impressa ou pintada; utilizada para chamar a atenção, normalmente em eventos.  
  Gargaleira Elementos de promoção colocado nas embalagens que têm formato de garrafa, mas especificamente no seu gargalo.  
  Gôndola Prateleiras utilizadas para exposição de produtos no PDV.  
  Gramatura Unidade que exprime o peso de papel em gramas por metro quadrado. Quanto maior a gramatura, mais grosso o papel.  

 

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z      TOPO

  TERMOS DESCRIÇÃO  
  House Organ Jornal de circulação interna nas empresas. Tem por objetivo básico, manter os funcionários a par de todas as estratégias, projetos e conquistas da empresa. Qualquer publicação periódica de uma empresa, destinada a seus funcionários, consumidores, varejistas ou mercado em geral.  

 

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z      TOPO

  TERMOS DESCRIÇÃO  
  Identidade Visual Conjunto de símbolos e cores que identificam uma empresa ou marca, como logotipo e logomarca, alfabeto, papelaria, pintura de frota, padrões visuais de embalagem e de propaganda etc.  
  Ilustração Qualquer desenho, fotografia, gravura ou símbolo gráfico que ilustre uma peça publicitária. Técnica específica de desenho para uso em propaganda, promoção etc.  
  Impressão Contínua Impressão utilizando um suporte em bobina sobre a máquina rotativa, como acontece nos jornais.  
  Indeterminado Espaço publicitário não-determinado (o veículo pode publicar o anúncio ou veicular o comercial no local por achar mais conveniente).  
  Indoor Cartaz para locais internos.  
  Inflável Peça feita de material plástico flexível e hermético que se pode encher de ar, onde pode ser impressas ou pintadas mensagens e /ou imagens.  
  Inflável Gigante Objeto de grandes proporções feito de material emborrachado ou nylon com alimentação contínua de ar ou através de um motor.  
  Institucional Relativo à instituição (empresa, associação ou entidade pública ou privada). Tipo de propaganda feita para valorizar a instituição e obter ganhos para a imagem corporativa e de marca.  
  Itálico Forma de escrita intermediária entre o impresso normal (em pé ou redondo) e o cursivo (feito à mão). Caracteriza-se pelas letras inclinadas (geralmente para a direita).  

 

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z      TOPO

  TERMOS DESCRIÇÃO  
  Janela Espaço em branco deixado em anúncio para posterior encaixe de mensagem específica, muito usada na propaganda cooperada entre indústria e varejo. Tempo de alguns segundos deixado em mensagem de rádio ou de televisão para a mesma finalidade apontada. Intervalo comercial para uso de emissoras locais quando das transmissões de rede.  
  JPEG / JPG Sigla para Joint Photographic Experts Group, o nome original do comitê que escreveu o padrão desse formato de compressão de imagens. JPEG foi criado para comprimir imagens tiradas do mundo real. Funciona bem com fotos e desenhos naturalísticos, mas não é tão eficiente com desenhos de letras, linhas e cartoons. O formato JPEG permite uma alta compressão das imagens devido ao seu processo de compressão com perdas. Isso significa que a imagem final pode ficar com qualidade pior do que a original. Arquivos deste tipo costumam ser maiores que os arquivos tipo GIF. No entanto, geram melhor qualidade de imagem que os GIFs.  

 

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z      TOPO

  TERMOS DESCRIÇÃO  
  K A letra K da sigla CMYK, significando Black (Preto)  

 

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z      TOPO

  TERMOS DESCRIÇÃO  
  Lay-out Leiaute. Esboço.  
  Lay-Out Montado Lay-out apresentado colado em cima de uma folha maior, geralmente preta, que serve como base.  
  Letreiro Denominação nominal ou simbólica de uma marca comercial afixada na parte externa do PDV.  
  Letreiro Animado Letreiro equipado com dispositivos mecânicos, eletrônicos ou elétricos que permitem movimentar a mensagem ou apresentação.  
  Logomarca Marca do cliente, acompanhada ou não de figuras, textos e traços.  
  Logotipo Marca do cliente baseada em texto (tipos), acompanhada ou não de figuras, desenhos ou qualquer traço.  

 

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z      TOPO

  TERMOS DESCRIÇÃO  
  Mala Direta É a propaganda enviada pelo correio.  
  Mancha Ilustração em rough, feita para dar uma idéia inicial de como ficará a peça gráfica quando finalizada. Veja rough.  
  Manta Adesiva Material magnético flexível que comporta impressão de mensagens, como aqueles imãs promocionais de colar na geladeira.  
  Maquete Projeto em escala reduzida do elemento de merchandising.  
  Marca Símbolo gráfico identificador de uma empresa, produto ou serviço. Convenção utilizada para definir um produto, serviço ou empresa, incluindo sua denominação comercial e origem.  
  Match-Print Prova rápida obtida por processo fotográfico.  
  Material Permanente Peça produzida para ter um longo período de exposição no PDV.  
  Meio-Tom Graduação do preto. As partes cinzas nas peças em preto-e-branco.  
  Mídia Eletrônica Os meios de comunicação eletrônicos, como o rádio, a televisão e até certos tipos de luminosos e outdoors eletronizados. O cinema, apesar de não ser necessariamente eletrônico, entra nessa categoria, por hábito do mercado.  
  Mídia Impressa Os meios de comunicação impressos, especialmente a revista e o jornal, incluindo também o outdoor e todo tipo de material impresso.  
  Mídia Mix Conjunto dos meios, veículos, formatos e posições utilizados em um plano de mídia.  
  Miolo Páginas internas de uma publicação.  
  Móbile Peça promocional aérea sustentada por fios.  
  Mock-Up Simulação / boneco de um produto ou embalagem geralmente em escala maior, utilizado para produção fotográfica.  
  Mostruário Conjunto de amostra de produtos.  
  Multipack Embalagem que agrupa uma certa quantidade do mesmo produto com finalidade promocional.  

 

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z      TOPO

  TERMOS DESCRIÇÃO  
  Newsletter Peça gráfica, na forma de uma carta ou pequeno jornal, com estilo editorial, utilizada como veículo de comunicação publicitária de relações públicas.  

 

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z      TOPO

  TERMOS DESCRIÇÃO  
  Off-Set Sistema de impressão.  
  Original Arte-final ou cromo utilizada para se fazer os fotolitos e rotofilmes.  
  Outdoor Cartaz de rua, geralmente com 32 páginas, que é colado em painéis.  
  Outlet Ponto de venda. Ponto de venda de produtos mais baratos, mas de ponta de estoque ou algo semelhante.  
  Overlay Tira que se coloca, geralmente sobre o título de um anúncio, para apresentar dois títulos no mesmo anúncio. Levanta-se a tira, que é presa só de um lado e, embaixo, tem outro título escrito. Também chamamos de overlay aquele papel vegetal que cobre a arte das peças gráficas na apresentação ao cliente.  

 

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z      TOPO

  TERMOS DESCRIÇÃO  
  Packshot Tomada exclusiva em close do produto usado na produção da mídia eletrônica.  
  Página Unidade básica de anúncio no caso das revistas.  
  Página Dupla Anúncio de revista que ocupa duas páginas seqüenciais, sendo a primeira par e a segunda ímpar.  
  Paica Unidade de medida bastante utilizada em artes gráficas.  
  Painel Anúncio pintado ou disposto sobre chapas de ferro, lonas ou madeira, montadas em estrutura de madeira ou sobre paredes de edifícios.  
  Pantone Padrão de cores muito utilizado em artes gráficas como referência para impressão.  
  PB Abreviação de preto-e-branco.  
  Paste-Up Montagem de qualquer peça gráfica, com a colagem da composição, do bromuro e artes-finais sobre um cartão. Quando pronto, é encaminhado ao fotolito ou rotofilme junto com o eventual cromo. Com a inserção dos computadores nas artes gráficas, esse trabalho foi praticamente eliminado.  
  PDV Ponto de venda, ou seja, o local onde o produto esta sendo exposto e comercializado. Podem ser bares, magazines, supermercados, padaria etc.  
  Pé-Americano Suporte de armar fixado atrás de um display, permitindo a sua colocação na posição vertical.  
  Pesquisa de Mercado Pesquisa realizada para aferir aspectos ligados ao produto em si e ao mercado, como motivações de consumo, necessidades e desejos dos consumidores e prospects, conceito dos principais concorrentes etc.  
  Pilha Agrupamento de produtos em locais de grande circulação dentro do estabelecimento.  
  Pixel Picture Element. É o menor ponto de luz cuja cor e luminosidade podem ser controladas na tela. As imagens são formadas com a combinação de grande número de pixels. O termo é usado para se referir a resolução de uma placa de vídeo ou monitor (ex: 800 x 600 pixels).  
  Plus Vantagem adicional, o algo mais do produto.  
  Ponta de gôndola Espaço nobre localizado nas extremidades das gôndolas e muito utilizada para promover e aumentar giro de produtos.  
  Ponto Focal Exibidor. Expositor que sintetiza uma ou várias unidades de uma família de produtos que estão a venda.  
  Porta Cartazete Suporte com trilhos laterais que permite constante troca dos cartazetes.  
  Porta Folheto Take One. Display que oferece folhetos.  
  Porta-Fólio Versão brasileira (pouco usada) de portfolio.  
  Portfolio (ou portifólio) Conjunto de trabalhos realizados por uma pessoa ou por uma empresa.  
  Poster (ou pôster) Peça de papel ou papelão para ser colocada em superfícies verticais ou horizontais.  
  Press-Kit Conjunto de informações, textos, ilustrações, fotografias e até amostras do produto entregues à imprensa nos trabalhos de relações públicas e assessoria de imprensa.  
  Produtor Que produz; produtivo; autor. O que promove produção natural ou industrial. Pessoa que concebe, orienta, escreve e realiza programas de rádio, televisão ou roteiros cinematográficos. Nas agências de publicidade, aquele que confecciona os anúncios. Aquele que faz produções independentes.  
  Produtor Gráfico Profissional responsável pela montagem das artes gráficas e peças publicitárias.  
  Proof Prova de artes gráficas feita eletronicamente, muitas vezes no próprio equipamento de editoração eletrônica (workstation DTP) da agência.  
  Propaganda Ato ou efeito de propagar. Disseminação de idéias, informação ou rumores com o fim de auxiliar ou prejudicar uma instituição, causa ou pessoa. Doutrinas, idéias, argumentos, fatos ou alegações divulgados por qualquer meio de comunicação a fim de favorecer a causa própria ou prejudicar a causa oposta. Sociedade que vulgariza certas doutrinas. Qualquer forma de apresentação de idéias, produtos e serviços que tenha seu patrocinador identificado.  
  Propaganda Enganosa Propaganda que anuncia determinado produto ou serviço, atribuindo-lhe qualidade superior à real, ou características que o mesmo não possui.  
  Propagandista Profissional que faz propaganda pessoalmente para um consumidor ou intermediário (como os representantes de laboratórios, que visitam médicos e farmácias).  
  Prospecto Veja folheto.  
  Protótipo Projeto em tamanho natural do elemento de merchandising, construído artesanal ou mecanicamente.  
  Prova Impressão manual e limitada do fotolito, para analisar se ele está correto e ter uma visão prévia de como será o resultado final. No caso dos trabalhos em cores, além da prova com todas as cores utilizadas, há uma prova de escala com cada cor utilizada, que serve de guia para a impressão.  
  Prova de Máquina Prova obtida na máquina no início da impressão.  
  Publicidade Estado ou qualidade do que é público. Divulgação de fatos ou informações a respeito de pessoas, idéias, serviços, produtos ou instituições, utilizando-se os veículos normais de comunicação. Forma de divulgação de mensagens, por meio de anúncios, com o fim de influenciar o público consumidor. Atividade de publicitário. Atividades de promoção de uma empresa ou produtos lançando mão de matérias não pagas na mídia.  
  Publicidade Estática Forma de publicidade que apresenta uma imagem estática: cartazes, faixas, outdoors.  
  Publicitário Profissional ou técnico que trabalha com fins de propaganda, com exceção dos propagandistas.  
  Público Componentes de um segmento de consumidores que se quer atingir ou avaliar. Qualquer grupo que tem interesse real ou potencial, ou impacto, na habilidade de uma organização alcançar seus objetivos.  
  Público Alvo Do inglês target. Termo que indica o grupo de pessoas que se deseja atingir com uma atividade de comunicação. São reunidas por alguma característica, seja ela região, idade, sexo, atividade, interesse etc.  
  PV Veja PDV.  

 

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z      TOPO

  TERMOS DESCRIÇÃO  
  Quadricromia Impressão realizada através das quatro cores primárias. Sistema gráfico que separa as cores em retículas do amarelo, cyan, magenta e preto, permitindo que praticamente todas as cores sejam reproduzidas com a impressão dessas quatro.  

 

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z      TOPO

  TERMOS DESCRIÇÃO  
  Recall Índice de lembrança dos comerciais, produtos ou conceitos.  
  Reclame Antigo nome do anúncio e da propaganda. Atualmente é utilizado apenas em sentido pejorativo.  
  Redator Aquele que redige os textos de campanhas publicitárias. Trabalha em dupla com o Diretor de Arte, geralmente no Departamento de Criação de uma agência de publicidade.  
  Registro Sinal gráfico (círculo com uma cruz ao centro) que registra a posição correta da sobreposição de cada uma das quatro cores que fazem a impressão em quadricromia.  
  Reimpressão Novo lote de impressão.  
  Relevo Técnica de impressão que permite imprimir textos e ilustrações em relevo (alto ou baixo), mesmo sem tinta (relevo seco, apenas fazendo contornos no papel) e de lâminas metálicas (hot stamping em ouro, prata, bronze etc)  
  Reprint Reprodução que se tira, em papel especial, do anúncio publicado em jornal ou revista, para usos diversos.  
  Resinite Material de plástico de fina espessura para colocação em embalagens, melhorando a aparência e protegendo. Um tipo de capa de verniz.  
  Retícula Rede de pequenos pontos, que formam linhas, quadrículos e espaços regulares, gerando efetivos efeitos especiais nos trabalhos gráficos. Rede de pequenos pontos que permite a existência do meio-tom (ou seja, das tonalidades de cinza) e da quadricromia (na qual o processo se repete, com a presença do meio-tom do amarelo, cyan e magenta). Veja meio-tom e quadricromia.  
  RGB Red, Green, Blue. Método de geração de cores, através da combinação dessas três cores: vermelho, verde e azul.  
  Rodapé Parte de baixo de uma peça gráfica. Tipo de anúncio localizado no pé das páginas de jornal ou revista.  
  Rotativa Máquina impressora do sistema de rotogravura.  
  Rotofilme Tipo de fotolito utilizado em rotogravura.  
  Rotogravura Técnica de impressão que utiliza máquinas rotativas, no que o papel em bobinas é impresso quando passa (em alta velocidade) pelos cilindros em que estão gravadas as mensagens.  
  Rough Lê-se "ráf". Qualquer trabalho que esteja em rascunho.  

 

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z      TOPO

  TERMOS DESCRIÇÃO  
  Sampling Amostra grátis. Versão do produto em quantidade reduzida distribuída gratuitamente aos consumidores para incentivar a experimentação.  
  Sangra Técnica usada para garantir que a impressão ocupe toda a página, sem deixar margem em nenhum lado.  
  Scanner Equipamento eletrônico utilizado para captar imagens analógicas e transformá-las em informações digitais.  
  Seleção de Cores Processo de seleção das cores básicas (amarelo, cyan, magenta e cores) para fazer os fotolitos e rotofilmes da quadricromia. Veja fotolito, quadricromia e rotofilme.  
  Serigrafia Processo artesanal de impressão, que consiste em fazer a tinta passar para o papel, pano ou outro suporte através de uma tela de seda, náilon ou outro material que possa ser utilizado como matriz. Veja silk screen.  
  Shrink Processo de empacotamento através de filme transparente com a finalidade de agrupamento ou proteção.  
  Silk Screen Processo de impressão por transferência de tinta sobre um suporte através de uma tela de seda ou nylon. Veja serigrafia.  
  Splash Forma gráfica de destaque para vantagem ou característica de produtos / serviços.  
  Stopper Peça publicitária que se sobressai perpendicularmente à gôndola ou prateleira, no ponto de venda.  
  Strip Emenda feita em fotolito ou rotofilme, visando corrigir pequenos erros sem ser preciso refazer todo o material.  
  Subliminar Tipo de propaganda que pretende atingir o inconsciente.  

 

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z      TOPO

  TERMOS DESCRIÇÃO  
  Tablóide Jornal de formato pequeno, geralmente metade do jornal tradicional brasileiro. Em alguns países, como a Inglaterra, é o formato dos jornais.  
  Tabuleta Unidade do meio outdoor, ou seja, cada um dos locais de exibição dos cartazes e painéis. Armação na qual é colado o cartaz.  
  Take One Porta Folheto. Display que oferece folhetos.  
  Target Ver Público Alvo.  
  Teaser Chamada utilizada para despertar a curiosidade, iniciando uma campanha de comunicação. Mensagem curta que antecede o lançamento de uma campanha publicitária, gerando expectativa.  
  Testeira Estrutura colocada no alto de display, gôndolas etc, contém algum elemento que identifica o produto ou outra mensagem.  
  TIFF  Tagged Image File Format. Tipo de arquivo para a armazenagem de gráficos e figuras de alta qualidade, desenvolvido pela Aldus e pela Microsoft. Especialmente prático para transferir arquivos entre computadores PC e Macintosh.  
  Timing Duração subjetiva de uma peça publicitária, ou seja, a sensação de duração que ela passa para as pessoas. Sentido de oportunidade, ou seja, capacidade de definir qual é o exato momento para praticar uma ação de comunicação ou veicular uma peça publicitária.  
  Tipo Estilo de uma letra impressa. Característica visual comum de cada uma das letras que compõe uma família de tipos.  
  Tipografia Arte de compor e imprimir com tipos. Por extensão, o conjunto de famílias de caracteres de uma peça publicitária. Não confundir com tipologia.  
  Tipologia Caracterização dos tipos humanos, dos seres vivos, ou de realidades quaisquer considerados num estudo. Descrição geral desses tipos em cada caso. O mesmo que biotipologia. Não confundir com tipografia.  
  Tiragem  Total dos exemplares impressos de uma edição de jornal ou revista.  
  Totem Peça sinalizadora vertical e logilínea.  
  Traço Definição de ilustração ou símbolo em linha, sem meios tons, em P&B ou com chapada.  
  Tráfego de Leitura Hábito de leitura das diversas seções de um jornal ou revista, que têm audiências diferentes, dependendo do nível de interesse que despertam em seus leitores.  

 

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z      TOPO

  TERMOS DESCRIÇÃO  
  Urna Caixa destinada a recolher os cupons de participação em uma operação promocional.  

 

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z      TOPO

  TERMOS DESCRIÇÃO  
  Vacuum Forming Processo que permite obter objetos na forma desejada a partir de termoplástica pré-aquecidos.  
  Vale Brinde Cédula impressa que dá direito a receber brindes de uma promoção.  
  Vazado Texto branco sobre fundo preto ou cor chapada.  
  Verniz U.V. Verniz secado por radiação ultravioleta usado em impressão gráfica para melhor acabamento.  
  Vinco Conformação feita por pressão sobre o papel ou papelão, para permitir seu dobramento.  
  Volante Material impresso em uma única lâmina de papel de baixa gramatura.  

 

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z      TOPO

  TERMOS DESCRIÇÃO  
  Woobler Material confeccionado em acetato com função semelhante ao de um Stopper, mas com um diferencial de se movimentar com deslocamento de ar, que é colocado na prateleira ou gôndola no ponto de venda.  

 

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z      TOPO

  TERMOS DESCRIÇÃO  
  X-Height
Na tipografia, a altura da letra x de caixa baixa em uma determinada fonte. Portanto, a altura do x representa o corpo das letras de caixa baixa, excetuando-se as hastes ascendentes (como a da letra b) e as hastes descendentes, ou pernas (como a da letra p).
 

 

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z      TOPO

  TERMOS DESCRIÇÃO  
  Yellow Amarelo. O Y da sigla CMYK.  

 

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z      TOPO

  TERMOS DESCRIÇÃO  
  ZIP Uma extensão que indica um arquivo compactado no formato ZIP, pelos softwares PKZIP ou WINZIP.