BIBLIOGRAFIA

 

A COR COMO INFORMAÇÃO - Luciano Guimarães
O livro apresenta seus capítulos que abordam o tema em sua complexidade - mostrando considerações que esclarecem e enriquecem o repertório de todos aqueles que utilizam a cor na comunicação. Da exata delimitação da cor como informação cultural, e suporte para a expressão simbólica na comunicação humana, até a investigação dos processos de percepção e seus 'comportamentos' para a geração de sentido, o autor expõe um universo interdisciplinar, ancorado no que há de mais recente na bibliografia da Semiótica da Cultura e das Ciências da Cultura.

ARTE E PERCEPÇÃO VISUAL - Rudolf Arnheim
A obra instrumentaliza a experiência da apreciação artística a partir da inata capacidade humana de entender por meio do olhar e propõe-se a discutir algumas qualidades da visão, objetivando fortalecê-las e dirigi-las. O autor preocupa-se em delinear o papel da atividade artística como principal instrumento de exploração da personalidade humana, e ressalta que os princípios do pensamento psicológico nele expressos provêm da teoria da Gestalt enquanto disciplina (portanto amplificando seu entendimento para além das fronteiras de método), que desde suas origens teve afinidade com a arte.

AS CORES NA MÍDIA - Luciano Guimarães
Este livro aborda as intenções no uso da cor como informação e cria um instrumento teórico para a análise e a elaboração de produtos jornalísticos que utilizam imagens em cores, como jornais, revistas e telejornais.

BRANDING - José R. Martins
O mundo está mudando de forma muito rápida, mas todas essas mudanças só vêm reforçar a importância que as marcas têm e terão no futuro. Este livro parte da base e percorre todos os passos para um efetivo branding - conjunto de ações ligadas à administração das marcas -, questionando com exemplos muito próximos a nossa realidade. Para os iniciados, as primeiras partes servem como aquela aula de reforço de uma matéria fundamental para o vestibular do mercado. Para os iniciantes, o material serve como um guia detalhado de como partir do zero e tentar tirar o atraso ou construir desde o início umm negócio com bases concretas.

DA COR À COR INEXISTENTE - Israel Pedrosa
A cor; a luz; o olho e a visão; - Leonardo da Vinci e a teoria das cores; - Newton e a óptica física; - o esboço de uma teoria das cores, de Goethe; - estímulos- estruturas da cor; - elementos psicológicos; - utilização mística e simbólica; - do impressionismo à arte abstrata; - o emprego das cores no Brasil; - harmonização; - da lei do contraste simultâneo das cores; - mutações cromáticas; - cor inexistente

DESIGN E COMUNICAÇÃO VISUAL - Bruno Munari
Em 1967 Bruno Munari ministrou um curso de aproximadamente cinqüenta aulas sobre comunicação visual nos Estados Unidos, a convite da Harvard University. O curso resultou neste livro que é, sem dúvida, uma das obras mais importantes do autor. Trata-se de um verdadeiro manual do design e da comunicação visual. Baseia-se nos novos métodos de ensino e não mais nos conceitos do belo e do feio.

DESIGN PARA QUEM NÃO É DESIGNER - Robin Williams
O livro introduz ao design e a diagramação, através dos quatro princípios básicos do design - proximidade, alinhamento, repetição e contraste. Usando exemplos de 'antes' e 'depois', estimula o leitor a fazer suas próprias experiências. A obra se destina a todos aqueles que precisam criar páginas mas não têm qualquer tipo de treino formal em design, apresentando noções básicas de planejamento visual. Traz também o básico sobre - tipologia, serifa, estilo, peso, tamanho.

DIAGRAMAÇÃO - Rafael Souza Silva
Esta obra mostra as técnicas da diagramação e da produção gráfica mediante um receituário prático e didático. Desperta o interesse dos estudantes de Comunicação e dos profissionais de jornalismo para a importância da estética na comunicação impressa.

DIREÇÃO DE ARTE EM PROPAGANDA - Newton Cesar
Este livro desvenda a propaganda a partir do ponto de vista do diretor de arte. Aborda os processos da criação e possibilita ao leitor conhecer, analisar e criar anúncios de revista, filmes, comerciais de TV, websites, outdoors, cartazetes, materiais de ponto-de-venda, logotipos, embalagens, capas de livros etc. É um livro voltado para profissionais, anunciantes, curiosos e futuros diretores de arte.

MÍDIA E PÂNICO - Malena Segura Contrera
Esta obra se dedica a refletir sobre a mídia e sua crescente relevância para as sociedades contemporâneas, a partir das relações que esta estabelece com o que a autora sinaliza como o fenômeno do pânico. O pânico é entendido na obra como sendo um quadro midiático específico que, tendo raízes na cultura (e nas sombras civilizatórias), pode ser identificado pela recorrência aos seguintes temas ligados ao núcleo mítico do deus Pan - o uso restritivo da imagem e sua espetacularização, a saturação informativa, a crescente virtualização do corpo na comunicação e a presença marcante da violência na mídia. Propondo que as formas de exercer a mediação sejam repensadas pelos meios de comunicação sociais contemporâneos, este trabalho chama a atenção para o que se poderia definir como uma crise cultural e midiática de enormes proporções.

PLANEJAMENTO VISUAL GRÁFICO - Milton Ribeiro
Por meio de uma linguagem simples e didática, com muitas ilustrações, o livro traz os diversos elementos da tecnologia gráfica no que se refere ao papel e seu uso, os tipos e suas vantagens e desvantagens, inclusive a história do desenvolvimento dessas técnicas.

PRODUÇÃO GRÁFICA - Lorenzo Baer
Ao apresentar as novas tecnologias que vêm revolucionando as artes gráficas, este manual destaca a necessidade de domínio das técnicas tradicionais, imprescindíveis à formação e à prática dos que atuam nessa área. A obra enfoca os seguintes assuntos - As funções do produtor gráfico nas agências de propaganda; a anatomia da arte-final; tipologia e tipometria; composição de textos; princípios de pré-impressão; física da cor/ luz e pigmento; a seleção de cores; processamento de imagens e textos para editoração eletrônica; tintas de impressão; o papel; a preparação de fôrmas de impressão; controle de qualidade em produção gráfica.

SINAIS E SÍMBOLOS - Adrian Frutiger
A consciência de que não existem elementos casuais ao nosso redor ou dentro de nós, mas de que toda a matéria (inclusive a mental) obedece a uma composição ordenada, leva a penar que até o traço ou rabisco mais inocente não pode existir acidentalmente, por puro acaso, mesmo que o observador não reconheça claramente as causas, a origem e o motivo desse 'desenho'. Essas considerações básicas são apresentadas na obra e têm como objetivo reconhecer e julgar com mais facilidade a origem, o sentido e a mensagem de determinado sinal no decorrer do presente estudo.

SINTAXE DA LINGUAGEM VISUAL - Donis A. Dondis
Este livro tem como objetivo ensinar ao estudante as artes correlacionadas na comunicação visual. O tema é apresentado não como uma língua estrangeira, mas como uma língua nativa que o estudante 'sabe', mas na qual ainda não consegue 'ler'.